Metalock Brasil foi acionada para realizar polimento de todos os pinos móveis e fixos de motor auxiliar MCA nº 01, modelo 6N21ALUV Yanmar, de navio.
O serviço teve início, em terminal do Porto do Rio de Janeiro, com inspeção e delineamento do projeto de reforço estrutural do teto e das vigas para içamentos simultâneos de eixo e bloco.
A segunda parte do trabalho foi realizada na oficina Metalock filial Rio de Janeiro e constituiu na fabricação de borboletas de reforço, corte de cantoneiras, fabricação de olhais e de gabaritos de fixação e içamento do bloco do motor.
Voltando ao atendimento a bordo para a instalação e solda dos reforços, olhais e gabaritos conforme projeto inicial, os técnicos cumpriram testes com carga apropriada de 4 toneladas e obtiveram resultado satisfatório. Não foram encontradas trincas após dye Check test nas soldas.
Utilizando mais um dia de parada curta da embarcação, no mesmo terminal no Rio de Janeiro, o reparo foi continuado com a remoção do bloco e eixo de manivelas e travamento do eixo sobre cavaletes para a realização do polimento dos pinos fixos e móveis.
Na etapa seguinte do trabalho, foi necessário que dois técnicos da Metalock Brasil embarcassem com os equipamentos de polimento dos pinos e seguissem viagem no navio após a desatracação do terminal carioca, com destino inicial para Imbituba (SC) e, logo em seguida, para Salvador. Destaca-se que os dispositivos para adaptação da máquina ao diâmetro dos pinos, foram preparados previamente, pois um é específico para pinos fixos e o outro para móveis.
Para dar continuidade ao atendimento, era necessário que o navio estivesse fundeado ou atracado. Essa fase do reparo pôde ser concluída quando a embarcação atracou em Salvador. Foram realizados serviços de usinagem a bordo e instalação do suporte de fixação da máquina de polimento. O polimento foi realizado em duas etapas, a primeira nos pinos e que estavam livres dos cavaletes, em seguida, a etapa para o polimento dos demais pinos, após modificação da posição do eixo sobre os cavaletes.
De volta ao porto do Rio de Janeiro, para a realização de nova fase do serviço, foi necessária a presença da equipe responsável pela desmontagem do motor da embarcação, para a limpeza interna do bloco, preparação da base para receber o bloco (troca do O’ring), instalação dos mancais fixos e telhas, assim como, acoplamento do eixo com volante (provisoriamente).
Alterações realizadas, a equipe Metalock Brasil pôde seguir com o posicionamento das talhas e cintas nos eixos de manivela e bloco; corte das travas dos cavaletes do eixo, manobra de içamentos do eixo e bloco (simultaneamente); manobra do eixo sob o bloco; ajuste da posição do eixo e função timing do ponto do motor; limpeza interna do cárter e acessórios e instalações dos mancais fixos e acoplamento do eixo / volante / gerador.
Após a conclusão do reparo, ocorreu a desmobilização e transporte de ferramentas, equipe e dispositivos de volta para a filial Rio de Janeiro da Metalock Brasil.
A montagem do motor foi realizada pela mesma equipe responsável pela desmontagem, na ocasião da remoção do eixo e bloco.