fbpx

Reparo com SPS em Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência

A Metalock Brasil realizou a aplicação de SPS (Sandwich Plate System) em uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência (ou FPSO, na sigla em inglês), posicionada na Bacia de Santos, no Estado de Santa Catarina.

A aplicação foi feita na estrutura inferior do tanque de escoamento da embarcação, a fim de restaurar a chapa inferior, que apresentava áreas de corrosão, e restabelecer a resistência original.

O SPS é uma alternativa de reparo aos métodos convencionais de renovação de aço (como o “corte e substituição”), que utiliza a chapa corroída ou desgastada existente como um lado de um painel-compósito de aço, formado por uma nova chapa superior e um núcleo de elastômero. O compósito resultante restaura ou aprimora permanentemente a resistência da estrutura original.
Ou seja, com a aplicação do SPS, a superfície da chapa existente é completamente envolvida no material do núcleo de elastômero e não se degradará mais.

Diante disso, após a conclusão da instalação do SPS na FPSO, realizada pelos técnicos certificados da Metalock Brasil, os painéis-compósitos, criados pela ligação do núcleo de elastômero sólido às chapas superior e inferior (existente), restabeleceram a resistência da chapa original.
Além de prevenir a corrosão futura da chapa, a sua resistência foi aprimorada, garantindo a integridade de longo prazo da estrutura inferior do casco.

Voltar
×