Os técnicos da Metalock Brasil realizaram um levantamento dimensional das profundidades dos sulcos, dano causado pelo desacoplamento do flange. Após análise, decidiram usinar o eixo cônico para diâmetro final, seguindo a norma de não alterar a sua geratriz.
Seguiram com procedimento para usinagem de campo, incluindo a fabricação de um dispositivo para possibilitar a rotação do eixo gerador e, então, a realização da usinagem.
O equipamento de usinagem foi montado na lateral do eixo e iniciou-se o alinhamento, usando o próprio eixo como referência de centralização. Seguiu-se com a correção do cone avariado, respeitando a norma de rugosidade ABNT ISO 4287, e com a montagem da fresa portátil e recuperação dos canais de circulação de óleo que havia na área de montagem do acoplamento. Procedimentos em conformidade com a norma ANSI/AGMA 9112-B15 e ANSI/AGMA 9103-B08.
Os profissionais da Metalock Brasil fabricaram e forneceram um novo flange de acoplamento padrão SKF, em aço SAE 1050, forjado, com dureza de 80/85 Hrb, com dimensões de acordo com as novas medidas da ponta do eixo. No procedimento também foram respeitados os valores e tolerâncias de rugosidade das normas ABNT ISO 4287, ANSI/AGMA 9112-B15 e ANSI/AGMA 9103-B08.
O reparo seguiu com a fabricação de um novo flange de acoplamento, correção dos canais de óleo da pista do cone e ajuste com lapidação a bordo para verificar a porcentagem da pega.
Após a montagem do acoplamento no eixo para controle final, o serviço foi concluído e aprovado pelo engenheiro da embarcação.
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