fbpx

Metalock Brasil utiliza compósito estrutural SPS para reparar tanque de carga em FPSO sem trabalho a quente

Uma das maiores produtoras privadas independentes de petróleo e gás natural na América Latina procurou a Metalock Brasil para o reparo de uma corrosão em um tanque de carga com atmosfera explosiva, em uma FPSO. Ou seja, um tipo de navio-plataforma, estacionado na Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro.

O reparo foi realizado sem trabalho a quente, a partir da aplicação de SPS (Sandwich Plate System), um compósito estrutural patenteado que compreende duas placas metálicas ligadas por um núcleo de elastômero.

Com o SPS, é possível restaurar a integridade da estrutura existente, afetada pela corrosão. Deste modo, o objetivo do trabalho realizado pela Metalock Brasil foi reabilitar as chapas do casco inferior do tanque, que apresentavam áreas corroídas, por meio de um processo de construção seguro e eficiente.

O reparo foi realizado in loco, dentro do tanque. Uma vez concluída a aplicação de SPS, os painéis compostos criados pela ligação do núcleo de elastômero sólido às chapas superior e inferior (existentes) do casco restabeleceram a resistência dessas chapas.

Em outras palavras, com o SPS aplicado, a superfície superior exposta da chapa existente foi completamente envolvida no material do núcleo de elastômero e não se degradará mais. Além de prevenir a corrosão futura da chapa, a sua resistência foi aumentada, garantindo integridade no longo prazo.

 

Voltar
×